FERJ apoia campanha "Una-se pelo Fim da Violência contra as Mulheres"

02/12/2021 12:48

A ONU Brasil está promovendo, do dia 20 de novembro ao 10 de dezembro de 2021, a edição anual da campanha do Secretário-Geral da ONU “Una-se pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, desenvolvida desde 2008, em apoio aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas.

Este ano, a iniciativa completa três décadas de mobilização internacional. Em todo o mundo, a ONU está abordando o tema: “Pinte o mundo de laranja: fim da violência contra as mulheres agora!”. Para ajudar a ampliar a campanha e se juntar a esse chamado, o Maracanã será iluminado de laranja, nesta quinta-feira, 2 de dezembro.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro apoia a campanha da ONU. A campanha também tem como um dos focos o empoderamento de meninas e jovens por meio do esporte, como uma ferramenta fundamental para a prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas.

Essa ação está sendo levada a cabo em parceria com o programa Uma Vitória Leva à Outra, ação conjunta da ONU Mulheres e do Comitê Olímpico Internacional, em parceria com as ONGs Empodera e Women Win.

Por meio de histórias e experiências compartilhadas, a campanha irá mostrar como o esporte permite a essas meninas o desenvolvimento de habilidades para a vida, como autoconfiança, autonomia e liderança, fazendo com que rompam com estereótipos de gênero e com o ciclo de violência, não só individualmente, mas em suas comunidades.

A campanha da ONU Brasil faz o chamamento para a união de esforços e de ações para garantir a vida e a dignidade de todas as mulheres e meninas, inclusive no período de recuperação da pandemia da COVID-19. A pandemia exacerbou fatores de risco de violência contra mulheres e meninas, incluindo desemprego e pobreza, e reforçou muitas de suas causas profundas, como estereótipos de gênero e normas sociais prejudiciais.

Estima-se que 11 milhões de meninas podem não retornar à escola por causa da COVID-19, o que aumenta o risco de casamento infantil. Estima-se também que os efeitos econômicos prejudiquem mais de 47 milhões de mulheres e meninas vivendo em situação de pobreza extrema em 2021, revertendo décadas de progresso e perpetuando desigualdades estruturais que reforçam a violência contra as mulheres e meninas.

- Por meio do esporte, meninas e jovens podem se desenvolver como líderes, empoderar-se e realizar tudo o que sempre quiseram. Essa compreensão desde cedo é fundamental para que cada vez menos mulheres se vejam em ciclos de violência - explica a representante da ONU Mulheres Brasil, Anastasia Divinskaya.

- Por isso, vamos abordar na campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres o esporte como essa força motriz e de empoderamento para a vida de meninas e adolescentes - diz.

Ações no Brasil - A programação da campanha deste ano conta com a realização de 'eventos on-line' e presenciais, iluminações de prédios e monumentos na cor laranja em adesão global à mensagem da prevenção da violência contra mulheres e meninas, assim como diversos conteúdos publicados nas redes sociais e sites da ONU Brasil e instituições parceiras.

Serão ações direcionadas a ampliar a conscientização e responsabilização de toda a sociedade e suas instâncias para a realidade da violência contra mulheres e meninas e chamar para a ação conjunta, em um concreto engajamento.

Vale reforçar que a campanha se sustenta sobre o entendimento de que a violência contra as mulheres e meninas é uma violação dos direitos humanos e, portanto, afeta todas as dimensões de suas vidas, sendo responsabilidade de toda a sociedade sua erradicação.

Agência FERJ

imgCapa
© FERJ 2013 OUVIDORIA| FALE CONOSCO| ÁREAS RESTRITAS| ANUNCIE| VOLTAR AO TOPO SITE OFICIAL DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Todos os direitos reservados