
06/09/2025 09:00
Neste sábado (06/09), serão definidos os finalistas da Copa Rio de Profissionais 2025. Após jogo de ida, sem gols, America e Araruama disputam uma vaga pela primeira final na competição na história de ambos os clubes, no Giulite Coutinho, às 15h. Do outro lado, a Portuguesa recebe o Maricá, às 18h, no Luso Brasileiro, após abrir vantagem de 2 a 0 no primeiro jogo. Este confronto será entre os campeões das duas últimas edições: Portuguesa em 2023 e Maricá em 2024.
As duas partidas serão transmitidas pelo canal do YouTube do Cariocão TV:
Mesmo com grande história no cenário carioca e brasileiro, o America nunca alcançou uma final na Copa Rio, torneio que existe desde 1991. Teve seu melhor desempenho em 1994, quando ficou em 3º lugar, e, recentemente, em 2023, ficou na 4ª posição. Na Série A2 do Carioca deste ano, a equipe terminou na 6ª colocação.
Para Leandro Miranda, treinador do alvirrubro, chegar à final seria a realização de um sonho: “É um sentimento de muita felicidade. Para mim, chegar com o America na final da Copa Rio, um título que o clube ainda não tem, e conseguir um calendário nacional depois de tantos anos (no caso, em 2026), seria a realização de um sonho de um jovem treinador que está trabalhando incansavelmente para que tudo dê certo”.
Seu oponente se encontra em situação parecida. O Araruama Futebol Clube que, em 2016, se uniu ao Clube Esportivo Arraial do Cabo (CEAC), nunca chegou às fases finais da Copa Rio. Este ano, o clube da Região dos Lagos teve seu melhor desempenho na A2 ao terminar na terceira colocação na fase de grupos e chegar até a semifinal.
Além da boa campanha recente, outro fator pode motivar o clube. Segundo os fundadores do time que tem a arara como símbolo, a ideia da criação surgiu da necessidade de preencher o vazio deixado pelo Rubro, único clube da cidade que foi campeão da Copa Rio, em 1996, quando bateu o Mesquita.
Este ano, o técnico Silvestre dos Anjos e o Araruama se inspiram no Rubro para trazer de volta a glória de um título estadual à cidade e um calendário nacional em 2026: “A gente espera e quer muito chegar nessa final que dá direito a uma competição nacional. Isso aumenta o calendário da equipe e dá respaldo à instituição, agregando valor à marca, possibilitando novas contratações e aumentando o número de simpatizantes”.
Pela outra semifinal, o embate é entre dois times da série A do Campeonato Carioca. A Portuguesa, que decide a vantagem e a classificação em casa, é a segunda maior campeã da Copa Rio: três títulos (2000, 2016 e 2023) em seis finais. Mesmo com o retrospecto positivo na competição, o desempenho na temporada preocupa.
Em 2025, o clube foi eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil para o Capital-DF, e ficou na penúltima colocação no Campeonato Carioca, com apenas 10 pontos. Disputando somente a Copa Rio desde fevereiro, a Portuguesa se apoia na tradição que possui na competição para chegar à final.
Para Alex Nascif, treinador da Lusa, o que já aconteceu na temporada está no passado e o foco é garantir a classificação: "A gente sabe o que aconteceu no Carioca, mas, em nenhum momento, estamos pensando no que se passou no ano para o clube, pois nós e a maioria dos jogadores chegamos depois e não participamos da competição. Passado é passado e a gente está vivendo o momento, que é tentar garantir um calendário nacional do próximo ano para um clube tão importante e tradicional como a Portuguesa”.
Já o Maricá vive um dos melhores momentos de sua curta história. Em apenas oito anos de existência, a equipe jogou a série A do Campeonato Carioca pela primeira vez nesta temporada. Além de se manter na primeira divisão, o clube que leva o nome da cidade, também fez história ao alcançar a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro em 2025. Mesmo perdendo no agregado de dois jogos para o Aparecidense-GO, o time pode se orgulhar de sua primeira participação em uma divisão nacional.
Além do momento, o Tsunami já tem história na Copa Rio: é o atual campeão do torneio ao vencer o Olaria, em 2024, e foi vice para o Pérolas Negras, em 2021. O resultado adverso no jogo de ida em casa pode atrapalhar os planos do clube, mas o Maricá espera manter o ritmo da temporada para garantir sua vaga em mais uma final.
Reinaldo da Cruz, comandante do Maricá, sente orgulho de todos dentro do clube pela grande temporada e acredita na virada e em mais momentos inesquecíveis para o time: "Eu sonho com isso a todo instante, de poder ajudar e levar o Maricá a mais uma final da Copa Rio junto com meus atletas, com a nossa comissão, com nossos torcedores e com a diretoria. Acho que se conseguíssemos chegar a uma segunda final consecutiva seria histórico para todos no clube. Estamos em uma semifinal difícil, contra um adversário forte, vamos ter que correr muito, mas estamos confiantes e preparados, sempre humildes, para continuar fazendo história”.
Agência FERJ