America goleia o Duquecaxiense na estreia da Copa Rio

20/08/2014 21:43

O America não poderia ter começado melhor sua caminhada na Copa Rio de 2014. Atuando como visitantes, os rubros não tomaram conhecimento do adversário, o Duquecaxiense, e venceram por goleada sua partida de estreia. A exibição de gala que culminou no triunfo por 5 a 0 nesta quarta (20/08), no estádio Luso Brasileiro, teve seu ápice no segundo tempo, quando o America marcou quatro vezes. Muniz abriu o placar na etapa inicial e viu China, Leandro Chaves e Gilcimar, duas vezes, ampliarem nos 45 minutos finais.

O JOGO

Desde o início do jogo ficou clara a disposição tática das equipes. Enquanto o America tinha mais posse e buscava o jogo, o Duquecaxiense se postava mais na defesa, dificultando as tramas americanas. Por isso a primeira finalização, no gol, do duelo só aconteceu aos 18 minutos, em um chute de fora de Vinícius Paquetá, encaixado pelo goleiro rival.

Quatro minutos depois o Duquecaxiense respondeu com a mesma moeda, mas Felipe estava atento e defendeu com tranquilidade. Pouco depois, aos 25, o America abriu o placar. Muniz começou a jogada no círculo central, se livrou de dois marcadores e tocou para china, na intermediária direita. O lateral dominou e devolveu para o volante que, dentro da área, deu apenas um toque de categoria e colocou a bola no contrapé do arqueiro: 1 a 0.

Já em vantagem no placar, o time americano teve superioridade numérica minutos depois, quando aos 36 minutos, Leão recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com 11 contra 10 o America se animou e quase ampliou aos 42. Edu Pina cruzou da linha de fundo, Leandro Chaves apareceu por trás da defesa e testou no contrapé do goleiro. Porém a bola subiu de mais e saiu por cima. Pouco depois, já nos acréscimos, o Duquecaxiense tentou empatar em um contra-ataque puxado por Vinícius. O jogador serviu Cizinho na marca do pênalti, mas, antes que este pudesse finalizar, Edu Pina o desarmou, colocando a bola para córner.

Show no segundo tempo e gols de estreante

Na etapa complementar o treinador Ailton Ferraz fez uma substituição no intervalo, colocando o estreante Gilcimar, passando a atuar com três atacantes e o America sobrou em campo. A equipe de Campos Sales criou inúmeras oportunidades e os gols saíram naturalmente.

Aos seis minutos, Edu Pina fez grande jogada individual e soltou uma bomba de fora da área. O goleiro, com dificuldade, pôs a bola pela linha de fundo. Paquetá cobrou escanteio curto com Pina, que alçou na área. A defesa deixou a bola viva dentro da grande área e Leandro Chaves, de primeira, fuzilou de canhota. A bola entrou no canto direito: 2 a 0.

Quatro minutos depois, Júnior deu uma linda assistência para China. O lateral-direito, livre de marcação dentro da área, dominou e colocou a bola no ângulo direito do goleiro. Nos quase vinte minutos que se seguiram os rubros valorizaram a posse de bola e arriscaram alguns remates de fora da área, com Júnior e Marcelo Costa, mas não obtiveram sucesso.

Até que aos 30, a equipe americana criou mais uma chance clara e quase ampliou. Castro inverteu e acionou Leandro Chaves, que serviu Edu Pina no corredor esquerdo. O lateral limpou seu marcador, invadiu a área e chutou cruzado. A bola saiu triscando a trave esquerda do goleiro.

Pouco depois, aos 35, Júnior quase marcou o seu. O volante cobrou escanteio fechado e o goleiro impediu o gol olímpico. Na sequência Vladimir cabeceou, mas a defesa salvou em cima da linha. Júnior tentou de novo, aos 37, em um chute de fora da área, mas a bola venenosa saiu por cima do gol. Naquela altura o jogo se encaminhava para o fim, mas o America não diminuiu o ritmo e marcou mais duas vezes. Após receber passe de Leandro Chaves, Edu Pina foi derrubado por Jean dentro da área. Pênalti que Gilcimar bateu no canto esquerdo do arqueiro, que pulou para o outro lado: 4 a 0 aos 45 minutos.

Quatro minutos depois o gol derradeiro surgiu, em um contragolpe. Marcelinho deu um lançamento perfeito para Leandro Chaves, que invadiu a área pelo lado esquerdo e tocou para Gilcimar. Com o gol praticamente vazio, o centroavante só escorou e fechou a goleada: America 5 x 0 Duquecaxiense.

O próximo duelo dos rubros vai acontecer no domingo (24/08), no Estádio Aniceto Moscoso, às 15h, contra o Nova Iguaçu. Já o time caxiense medirá forças contra o Volta Redonda, sábado, dia 23, no Raulino de Oliveira.

FICHA TÉCNICA:

America 5 x 0 Duquecaxiense – Copa Rio, 1ª rodada - Grupo A

Data/Hora: 20/08/2014 às 15h

Local: Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador

Árbitro: Wellington Mendonça de Mello

Assistentes: Romário Falci do Carmo Junior e Thiago Rosa de Oliveira

4º Árbitro: Edson Alves de Carvalho

Duquecaxiense: Fred; Jean, Daniel, Marins e Jefferson; Leão, Igor, Ferreira (Thales) e Roni (Vinícius); Ronaldo (Felipe Augusto) e Cizinho. Técnico: Gilberto Figueiredo.

America: Felipe; China, Marcelo Costa, Vladimir e Edu Pina; Raphael Azevedo (Gilcimar), Muniz, Júnior e Leandro Chaves; Allan (Marcelinho) e Vinícius Paquetá (Castro). Técnico: Ailton Ferraz.

Agência FERJ

imgCapa
© FERJ 2013 OUVIDORIA| FALE CONOSCO| ÁREAS RESTRITAS| ANUNCIE| VOLTAR AO TOPO SITE OFICIAL DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Todos os direitos reservados