16/09/2014 19:42
A sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro foi palco, nesta terça-feira, 16 de setembro, do segundo encontro do “I Fórum de Debates do Futebol Carioca”. O evento, uma parceria da Academia Brasileira do Esporte (ABRAE), da Trevisan Escola de Negócios e da FERJ, reuniu convidados de diversos segmentos e debateu os preços diferenciados dos ingressos.
O encontro começou com duas palestras. A primeira foi realizada com os diretores do Fluminense Football Club, Marcelo Penha e Dilson Motta, que fizeram um comparativo entre os valores arrecadados e custos dos últimos quatro anos entre as competições (Campeonato Carioca, Libertadores e Brasileiro). Gratuidades e meia-entrada também foram debatidas, assim como o Futebol como negócio e não como filantropia.
Em seguida, o Diretor Executivo do Botafogo de Futebol e Regatas, Sérgio Landau, mencionou em sua palestra tudo o que vem antes do preço das entradas como: horário, TV, ticket médio, interesse da partida, entre outros, até chegar ao preço final. Landau mencionou que discutir primeiro o preço é um erro já que temos diversas variáveis.
Na segunda metade do evento aconteceu o debate entre os presentes, que pôde ser acompanhado “ao vivo” pelo site da FERJ:
"Gostaria de deixar bem claro que quem estipula o preço dos ingressos é o clube mandante da partida, mas a FERJ pensa que não se pode elitizar e saciar o direito do torcedor de ir ao estádio. A FERJ pensa que o preço do ingresso deverá atender a diversos pontos de vista. A entidade defende que haja preços diferenciados nos estádios como acontece no Carnaval. Os estádios deveriam setorizar seus assentos com um número x populares e outros com preços dos mais variados. Acho que os clubes devem ter bastante tranquilidade e por isso estamos aqui reunidos para debatermos todos os aspectos que possam estar afastando os torcedores dos estádios e o preço dos ingressos é um desses fatores", disse Rubens Lopes, presidente da FERJ.
Nesta quinta-feira, dia 18, teremos o terceiro debate, novamente no auditório da FERJ. O tema abordado será “Mídia”.
Agência FERJ e APPROACH