Briga pelas vagas das semifinais movimenta a última rodada da Taça Santos Dumont
Jogos serão no sábado

Dez equipes entram na última rodada do 1º turno da Série B1 Estadual lutando pelas quatro vagas nas semifinais da Taça Santos Dumont. No Grupo A, quatro clubes (Americano, America, Barra da Tijuca e Serra Macaense) estão na disputa, enquanto na Chave B, seis agremiações (Friburguense, Tigres do Brasil, Duque de Caxias, São Gonçalo EC, Bonsucesso e Audax Rio) seguem na briga pela classificação. Toda a última rodada será disputada com jogos simultâneos, neste sábado (30/06), às 15 horas.
Abaixo, as chances de cada um:
Grupo A
O líder Americano, com 19 pontos, depende apenas de si para se classificar. Para isso, basta uma vitóra simples diante do Angra dos Reis, no Estádio Ângelo de Carvalho, em Campos dos Goytacazes. Com dois pontos de vantagem para America e Barra da Tijuca, o Alvinegro Campista pode ficar com a vaga mesmo empatando ou perdendo, desde que pelo menos um dos seus adversários também tropecem na rodada.
Já o Mecão e o Tricolor da Zona Oeste têm boas chances de conquistar a vaga. O America, que enfrenta o Gonçalense, no Alzirão, em Itaboraí, está em vantagem sobre o Barra da Tijuca por ter um saldo de gols melhor (10 contra 5). Por isso, o time da Zona Oeste precisa não só vencer o lanterna Artsul (que estreia o técnico Cleimar Rocha), no Estádio Aniceto Moscoso, em Madureira, mas também torcer contra o Rubro ou golear por uma grande margem de gols, para que consiga aumentar seu saldo e superar o do adversário.
O Serra Macaense tem chances matemáticas, mas parte para uma missão quase impossível pela classificação. O Verdão de Macaé, que tem 14 pontos, terá de torcer pelas derrotas de America e Barra da Tijuca, além de vencer o Santa Cruz, no Estádio Joaquim Flores, e tirar um saldo de 9 gols em relação ao Mecão (10 a 1), segundo colocado da Chave.
Grupo B
Tudo embolado nessa chave. Porém, o jogo que mais promete é do líder Friburguense (16 pontos) contra o vice-líder Tigres do Brasil (15), na casa da Fera da Baixada, no Estádio De Los Lários, em Xerém. Para ambos, basta uma vitória simples sobre o adversário para ficar com a vaga.
Os dois também podem se classificar até em caso de derrota ou empate entre eles, desde que todos os outros adversários diretos do Grupo tropecem. O Tigres também não pode perder por mais de dois gols do visitante, em caso de empate do Duque de Caxias diante do Olaria, na Rua Bariri.
O Duque, que tem um ponto a menos que o Tigres (14), também tem grande chances de passar para as semifinais. Basta vencer o Azulão da Leopoldina, já que os dois adversários acima se enfrentam. Se empatar, precisa torcer por uma goleada do Frizão sobre a Fera da Baixada para tirar o saldo de gols (5 a 3) e pelos tropeços dos rivais abaixo.
Com 13 pontos, mas 4 vitórias, o São Gonçalo EC precisa vencer o Serrano, no Estádio Atílio Marotti, em Petrópolis, e ainda torcer por um empate ou vitória do Fribuguense contra o Tigres, além do tropeço do Duque de Caxias.
Com os mesmos 13 pontos, mas com apenas 3 triunfos, o Bonsucesso precisa de uma combinação de resultados para obter a classificação. Além de vencer o Audax Rio, em Moça Bonita, o Cesso terá de torcer pelo empate ou derrota do Tigres diante do Frizão, já que tem um saldo melhor que a Fera da Baixada (6 a 5), além dos tropeços Duque de Caxias e São Gonçalo EC.
Com 12 pontos, o Audax Rio tem uma missão muito complicada e precisa de uma combinação de resultados bem improvável, mas não impossível. O time de São João de Meriti terá torcer por tropeços de Duque de Caxias e São Gonçalo EC, além de precisar de uma vitória do Fribuguense sobre o Tigres, e ainda vencer o Bonsucesso por uma boa margem de gols, já que terá de tirar um saldo de diferença de 4 gols para a Fera da Baixada (5 a 1).
Agência FERJ

