Classificado, São João da Barra disputará segunda fase do OPG
Equipe disputará próxima etapa da competição

Com a vitória do Fluminense sobre o Friburguense na tarde da última quarta-feira (08/10) no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, o São João da Barra garantiu vaga na próxima fase do Torneio Otávio Pinto Guimarães e voltará a campo no próximo dia 18. ainda sem local e adversário definidos, na abertura da segunda fase do OPG . Cumprindo campanha à altura dos grandes clubes que disputam a competição e superior, por exemplo, a do Vasco do Gama, os sanjoanenses ainda têm o segundo ataque mais positivo do certame (17 contra 19, do Fluminense) e o vice artilheiro, o capitão e volante Joel, com cinco gols.
A vitória no último sábado sobre o Bonsucesso (3 a 2, no primeiro triunfo da equipe como visitante no torneio) foi conseguida à base de muita garra, com os três pontos alcançados nos minutos finais. Mesmo sem balançar as redes na partida, o atacante Rael - remanescente do time que disputou a Série B deste ano - foi peça importante no time do treinador Fabiano Pereira:
"É claro que sou sempre cobrado por ser o camisa nove, centroavante de ofício. É uma pressão normal no futebol, mas para mim o mais importante é levar a equipe a conquistar seus objetivos. Éramos vistos com descaso por muitos e ninguém poderia sequer supor que o São João da Barra chegaria tão longe, conseguindo derrotar quatro vezes adversários que disputam a Série A. Nos superamos sempre com muito trabalho e união", declarou.
Em comum com a campanha do primeiro semestre, quando o time do Norte Fluminense alcançou aproveitamento de 100% atuando em seus domínios e foi o único a derrotar as duas equipes que ascenderam à elite do futebol estadual (Barra Mansa, fora de casa, e Tigres do Brasil, no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá), o grupo que disputa o OPG promete brigar ainda mais para chegar ao título:
"Para muitos, já fomos longe demais. A questão para o grupo é outra. Se chegamos até aqui poderemos pensar em algo mais, mesmo respeitando quem vier pela frente. Se é para sonhar, que se sonhe alto. Só conheceremos nossos adversários na próxima semana, mas não paramos de trabalhar um dia sequer e não mudaremos nossa maneira de atuar, independente de estádio ou oponente. A garra e o coletivo prevalecerão em todos os momentos", finalizou Rael.
A campanha sanjoanense conta com os seguintes números: oito jogos, 16 pontos, cinco vitórias, um empate e duas derrotas, com 17 gols marcados e 11 sofridos (a melhor defesa do Grupo A),com aproveitamento superior a 66%. Além da disciplina tática, o São João da Barra não teve um único jogador a receber cartão vermelho.
Agência FERJ

