Frizão inicia preparação com testes e avaliações
Fisiologista explica e avalia trabalhos iniciais com o elenco

O começo de trabalho é sempre mais doloroso para o jogador. Porém, talvez seja um dos períodos mais importantes dentro do processo de preparação, determinante para o rendimento individual e coletivo para toda a temporada. No Friburguense, uma verdadeira comissão de profissionais montou um cronograma de atividades, que envolve testes e experiências com cada atleta, em busca de tornar o grupo fisicamente homogêneo.
No último final de semana, o elenco Tricolor trabalhou a parte física no sábado à tarde e no domingo pela manhã, reencontrando a bola no período da tarde. Sob os olhares atentos do técnico Cadão, do auxiliar Sérgio Gomes e do Gerente Técnico Gerson Andreotti, os preparadores físicos Felizardo e Leonan, o fisiologista Gustavo Pergentino e o fisioterapeuta Junior Arrais comandaram as atividades no campo e na academia. Os goleiros Afonso e Bruno também participaram, e depois trabalharam em separado com o preparador Zé Romário:
"Esse trabalho marca o início da preparação de uma forma mais científica. Fizemos uma bateria de testes que envolve desde as avaliações antropométricas até os testes de campo. Eles são quantificados e a gente pode ter um panorama individual do jogador e também da equipe como um todo. Através desse padrão, a gente monta um padrão de treino que chega ao máximo da equipe, reduzindo muito a possibilidade de lesão e aumentando a capacidade de cada jogador. Tudo voltado ao nível de competição que vamos iniciar em breve", explicou Gustavo Pergentino.
O clube recebeu na úlitma segunda-feira os retornos de mais três atletas para encorpar o elenco: os atacantes Dedé e Toshiya e o meia Jorge Luiz. O trio já se juntou ao restante do grupo.
Dentre os trabalhos realizados estão Testes de Perimetria (trabalho de mensuração muscular a partir da circunferência (em centímetros), Termografia (mapeamento da resposta metabólica da musculatura – em graus Celsius), Coleta de Bioimpedância (estudo da avaliação corporal em geral), Teste Isocinético (medir força e potência muscular) e Yoyoteste (coleta de Vo2 do atleta):
"Esse primeiro momento foi bem interessante. A gente tem um grupo bastante homogêneo, jovem e que está mostrando um vigor físico bom. Os primeiros testes demonstraram boa velocidade, reação e tem muito a crescer. Estamos dando os primeiros passos, mas é um grupo que já trouxe esperança pra gente", finalizou o fisiologista.
O Frizão estreia no Estadual da Série B1, dia 25 de maio, diante do Duque de Caxias, no estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo.
Agência FERJ

